UPB e UVB lançam carta aberta com propostas de reforma política

20 maio, 2015

A União dos Municípios da Bahia (UPB) e a União dos Vereadores da Bahia (UVB) lançaram, na última segunda-feira (18/5), na sede da UPB (União dos Municípios da Bahia), em Salvador, uma carta aberta que apresenta o posicionamento dos prefeitos e vereadores da Bahia sobre a reforma política. No documento, as entidades pedem uma reforma “mais adequada e coerente” e apresentam propostas.
Entre as sugestões apresentadas, estão mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos e a prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores por mais dois anos, a contar de 2016, para a unificação das eleições em 2018; financiamento misto de campanha, sendo o financiamento por pessoas jurídica unicamente vinculado ao fundo partidário; garantia de, no mínimo, 30% das vagas para mulheres e a participação destas nas Mesas Diretivas.
Além disso, os vereadores e prefeitos propuseram a garantia de destinação de 5% do Fundo Partidário para promoção da participação feminina no processo político eleitoral. As lideranças municipais também assumiram o compromisso de “trabalhar para sensibilizar os parlamentares e o Governo Federal sobre a necessidade de fortalecimento dos Municípios e de uma Reforma Política mais justa, coerente e adequada aos anseios sociais”.
“A nossa missão é dar uma resposta a sociedade do movimento municipalista. O Brasil está em crise desde 2012 e com um dilema da reforma política. Hoje não estamos pedindo diferente das ruas, nas manifestações. Estamos alertas e com os olhos voltados para o Congresso Nacional”, destacou a presidenta da UPB, Maria Quitéria, prefeita do município de Cardeal da Silva.
As entidades pretendem levar as propostas para a XVIII Marcha a Brasília, que acontece entre os dias 25 a 28 de maio, e deve reunir prefeitos e vereadores de todo o Brasil, nas mobilizações ‘em defesa do municipalismo’.

Colaborou Ascom/UPB

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados