Notícia

Vacinação contra Covid-19 começou hoje na Bahia

19 janeiro, 2021

A Bahia recebeu, às 22h20 de ontem (18), as primeiras 376 mil doses da Coronavac no Aeroporto Internacional de Salvador. E, hoje mesmo de manhã, a primeira pessoa já foi vacinada em solo baiano, mais especificamente no santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

A primeira profissional a receber a dose da vacina no combate ao coronavírus foi a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, que trabalha na linha de frente contra a pandemia no Hospital Couto Maia. Em seguida, receberam também a vacinação Lícia Pereira Santos, idosa de 83 anos que mora no Centro de Geriatria das Osid; a indígena Deisiane Tuxá, que trabalha na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais; e o médico Uenderson Barbosa, do Samu.

O governador Rui Costa, que esteve presente nessa cerimônia de vacinação, declarou que “cada um de nós está emocionado pela dor, pelo sofrimento de longos meses. Apesar de hoje não significar o início da vacinação em massa, porque não temos vacina suficiente, isso não deixa de nos emocionar, porque a partir de hoje podemos enxergar uma luz no final do túnel”.

Na Bahia, foram destinadas 45 mil doses para Salvador e 332 mil para outras regiões baianas, que são Juazeiro, Feira de Santana, Barreiras, e o Sul da Bahia, que inclui aqui Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itagimirim, Itapebi,  Guaratinga e Itabela. A distribuição da vacina contra Covid-19, conforme o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, conta com o transporte terrestre para regiões metropolitanas de Salvador, e com aviões para lugares mais distantes da capital.

O público-alvo do primeiro lote de vacinas na Bahia é composto por 180 mil pessoas, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal. Sendo 35% dos trabalhadores de saúde, com foco nos profissionais na linha de frente da Covid-19; 27 mil Indígenas aldeados, acima de 18 anos; idosos residentes em instituições de longa permanência/asilo, sendo qualquer pessoa acima de 60 anos; e indivíduos, a partir de 18 anos, com deficiência, que moram em Residências Inclusivas (institucionalizadas).

E é como disse Davidson Magalhães, secretário da SETRE (Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e presidente do PCdoB-BA, “é um momento de esperança por dias melhores com o início da vacinação contra a covid-19 na Bahia. Confiança na ciência e união para vencer o coronavírus e o negacionismo”.

 

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados