Notícia

Vereador destaca a importância de um transporte ambientalmente sustentável

23 setembro, 2014

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) deixou para trás o carro na segunda-feira (22) e usou sua bicicleta para se locomover. A iniciativa faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado hoje em várias partes do mundo e tem como objetivo chamar a atenção para alternativas baratas e limpas de locomoção. Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ciclista, o parlamentar realizou duas mobilizações em Salvador: uma no Campo Grande e outra na Praça da Piedade. “Estamos aqui com panfletos e faixas para chamar a atenção da sociedade para a data e estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, suas consequências para o meio ambiente e a dependência criada em relação aos veículos automotores. Este é o momento de discutir a crise de mobilidade urbana que a cidade passa.”, afirmou.

Estrutura

De acordo com pesquisa da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Pesquisa Origem e Destino – 2012), que ouviu 20 mil domicílios da Região Metropolitana, dos 6 milhões de habitantes apenas 54mil usam a bicicleta como meio principal de deslocamentos. Em relação aos veículos, cerca de 800 mil pessoas utilizam seus automóveis nos trajetos e 330 mil usam como carona. A pesquisa traz ainda o número de indivíduos que se deslocam a pé: mais de 2 milhões.

Os dados sugerem que ausência de um transporte público de qualidade tem obrigado as pessoas a adotarem meios particulares. Quanto ao número de pedestres, a resposta pode estar associada ao valor da tarifa, uma das mais caras do país. “As pessoas precisam se deslocar com conforto, qualidade de vida, baixo custo e sem poluir o meio ambiente, seja nos ônibus, barcos, bicicletas, motos, metrô ou trem. Precisamos fazer uma discussão global para encontrar uma solução democrática e sustentável para os problemas de mobilidade urbana da cidade. Isso só será possível através de um Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU), discutido democraticamente com a cidade. Uma exigência da Lei Federal 12.587, que estabelece prazo até abril de 2015 para que as cidades com mais de 20 mil habitantes tenha o PDMU.”, completou Everaldo.

Ascom do vereador

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados