Notícia

Vereador do PCdoB assume presidência da Câmara de Uauá após nova eleição

30 novembro, 2022

Foto: Divulgação

 

O vereador Deusdete Ferreira, mais conhecido como Gugu, do PCdoB em Uauá, no norte da Bahia, assumiu a presidência da Câmara municipal, nesta quarta-feira (30/11), após uma nova eleição realizada para ocupar cargos da Mesa Diretora, que estavam vagos. Em junho deste ano, a Justiça eleitoral anulou os votos recebidos pelo PDT local, durante as eleições de 2020, o que gerou novos cálculos dos quocientes eleitorais e a substituição de quatro dos 11 mandatos.

A decisão judicial foi motivada por um entendimento de que houve fraude à cota de gênero no registro de uma candidata a vereadora do PDT em Uauá. O Partido, que havia eleito quatro das 15 candidaturas apresentadas no pleito, perdeu todos os assentos, o que motivou a necessidade de realização de uma nova eleição para a Mesa Diretora.

Com o desafio de reorganizar a Casa legislativa, Desdete Ferreira vai permanecer no cargo até o dia 31 de dezembro, porque já em janeiro será realizada a eleição da nova direção para o biênio 2023-2024. O agora presidente da Câmara de Uauá integra o grupo de oposição ao prefeito Marcos Lobo, que é do PDT e perdeu os quatro vereadores aliados.

A decisão judicial que recalculou os votos da eleição de 2020 trouxe um reforço para a bancada do PCdoB no município: assumiu uma das quatro vagas João Bosco Gonçalves da Silva, mais conhecido como Bosco do Sindicato. Agora, são três os vereadores do Partido em Uauá: além de Gugu e Bosco, há também o mandato de Adílio Morais.

Além de Deusdete, também foram eleitos para a Mesa os vereadores Juninho de Zé Borges (primeiro-secretário), do Republicanos, e Elson Aroeira (segundo-secretário), do PSC. Genilson de Zé Gordo, do PL, foi mantido na vice-presidência, porque havia sido eleito para a composição anterior e não teve o mantado atingido pela anulação dos votos.

A bancada da Oposição no município agora é maioria porque já conta com seis nomes: os três edis do PCdoB e mais Cordeiro (PSC), Elson Aroeira e Juninho de Zé de Borges – esses dois últimos estão entre os novos mandatos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados