Notícia

Vicente Neto defende tornar Embratur uma empresa pública autônoma

10 novembro, 2014

Em entrevista ao Portal Mercado e Eventos, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, criticou o atual modelo de promoção do Brasil, que, segundo ele, está “esgotado”. Neto informou, também, que o instituto e o Ministério do Turismo estão estudando a possibilidade de desenvolver uma outra forma de trabalhar o turismo brasileiro.
Uma das possibilidades previstas é a transformação da Embratur, que é hoje uma autarquia do Ministério do Turismo, em uma agência pública, o que garantiria mais autonomia ao instituto. Ainda segundo o presidente, o mesmo modelo já está sendo utilizado na gestão de hospitais universitários, a exemplo da atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
“Este é um modelo vencido [o modelo atual da Embratur], pois ser uma autarquia traz amarras terríveis, especialmente para a participação e investimentos da iniciativa privada. Estamos examinando agora diversos modelos. Temos um material farto para nos ajudar a decidir”, explicou Neto.
Os outros modelos estudados são de fora do país, como a Brand USA, dos Estados Unidos, a Proexport Colômbia, além de experiências da França e da Espanha. Vicente Neto disse que aguarda a transição para o novo governo da presidenta Dilma Rousseff para poder prosseguir com os estudos e negociações.
“Estamos examinando as opções e conversando com Apex, Sebrae e Ministério das Relações exteriores, entre outros. Temos muita disposição para seguir em frente com este projeto. Temos que aproveitar este momento em que todo o setor quer esta mudança”, finalizou o presidente.
Vicente Neto, que é baiano, assumiu a presidência da Embratur em abril, com a saída de Flávio Dino, hoje governador eleito do Maranhão.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados