Notícia

Webinário da SPM-BA discute cidades democráticas para as mulheres

28 setembro, 2020

Candidatas a cargos legislativos e majoritários nas eleições municipais de 2020 estão convidadas a participar do Webinário “Cidades Democráticas para Mulheres”, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e do Instituto Patrícia Galvão. O evento será realizado nos dias 30 de setembro, 02 e 05 de outubro, das 15 às 17 horas.

As inscrições podem ser realizadas até esta segunda-feira (28/09) por meio do link https://bit.ly/3mJpwJA. Embora destinado preferencialmente às candidatas, o webinário é aberto ao público em geral, que poderá acompanhar as palestras e debates pelas redes sociais Youtube e Facebook da SPM-BA e do Instituto Patrícia Galvão. As pessoas inscritas receberão certificado digital.

As instituições organizadoras consideram que as desigualdades territoriais acentuam ainda mais a vulnerabilidade das mulheres. Por isso, o objetivo do webinário é estimular as candidatas a pensarem as cidades e o exercício da cidadania a partir da experiência das mulheres, ou seja, buscando compreender a relação entre as vivências e o conjunto de desigualdades, injustiças e violações de direitos e bem-estar.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, pensar o cotidiano das cidades e as necessidades dos diversos segmentos nesses espaços é importante para a democracia. “É preciso eleger mais mulheres, termos mais mulheres na definição das políticas públicas de educação, saúde, mobilidade urbana, emprego e renda. Precisamos de uma cidade mais democrática, humana, sustentável e isso não se viabiliza sem a participação das mulheres em sua diversidade”, disse ressaltando a parceria com o “conceituado Instituto Patrícia Galvão”.

Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, acrescenta que é fundamental superar os obstáculos que dificultam a participação plena das mulheres na política. “Avanço na participação política das mulheres significa avanço da democracia brasileira. As mulheres precisam trazer a diversidade da visão de mais de 50% da população para o legislativo municipal. Só haverá democracia de verdade no Brasil com a presença e participação de mais mulheres nos cargos de poder e de tomada de decisão do país”, pontua.

No programa constam seis eixos temáticos: 1) Mulheres e espaços de decisão (representatividade e mais mulheres na política); Projeto Cidade 50/50 (ONU); 2) Mobilidade urbana, habitação e saneamento; 3) Violência de gênero no espaço público; 4) Mulheres, trabalho e cuidado (monoparentalidade feminina, autonomia econômica e social, mercado de trabalho, políticas públicas de dinamização do empreendedorismo feminino, impacto da pandemia da Covid-19 e a retomada do mercado de trabalho; 5) Saúde, educação, violência institucional; 6) Interseccionalidade: classe, gênero e raça; violência doméstica e políticas públicas.

 

Fonte: Ascom/SPM

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados