Notícia

Wenceslau Jr.: PCdoB deu suporte à luta pela estadualização da Uesc

6 dezembro, 2021

Foto: Arquivo pessoal

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), criada pela Lei Estadual 6.344/1991, no sul do estado, completa 30 anos nesta segunda-feira (06/12). Para celebrar a data, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou, na última quinta-feira (1º), uma sessão especial, requerida pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), que contou com a participação de personagens fundamentais da luta pela estadualização da instituição, como Wenceslau Júnior, liderança estudantil no período.

Antes da criação da Uesc, a região tinha a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), faculdade particular, mas as mensalidades caras tornavam os cursos inacessíveis para o povo. Wenceslau garante que o movimento para a incorporação da instituição ao quadro de universidades estaduais foi protagonizado pelos estudantes, mas contou com o suporte fundamental do PCdoB, por meio de seus mandatos.

Em entrevista ao blog Pimenta, Wenceslau atribuiu ao presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, que na época era vereador em Itabuna, a leitura política que definiu a estadualização como objetivo do movimento popular. No processo de debates, outra corrente defendia a federalização, mas, segundo o ex-líder estudantil, essa era uma perspectiva ingênua diante da conjuntura histórica.

Além de Davidson, outros dois mandatos do PCdoB foram essenciais para a conquista da estadualização da Uesc: o ex-deputado federal Haroldo Lima e o ex-deputado estadual Luiz Nova. Para ele, os três mandatos do PCdoB deram suporte ao movimento, em um processo político capitaneado, especialmente, pelos estudantes comunistas da Viração, corrente estudantil do Partido.

“A condução da luta foi do movimento estudantil. Essa vitória foi do movimento estudantil da Uesc, que dirigiu de forma ampla e radical, como dizia Haroldo Lima. Era uma luta radicalizada, mas ampla”, contou o ex-líder estudantil.

Após a participação no movimento, Wenceslau Júnior também foi vereador, secretário municipal e vice-prefeito de Itabuna.

 

Com Blog Pimenta

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados