Notícia

PCdoB Salvador define ações de mobilização para a greve geral

5 junho, 2019


 
Reunidos em assembleia na noite desta terça-feira (4), no Sindicato dos Comerciários de Salvador, dirigentes do PCdoB Municipal e militantes comunistas deliberaram sobre as ações de convocação e mobilização para a greve geral que será realizada dia 14/6. Entre as ações estão panfletagem em diversos bairros e estações de transportes da cidade, carro de som e visita a locais de trabalho para desvendar a farsa que está por trás do discurso da reforma da Previdência.
O presidente do comitê municipal, Everaldo Augusto, criticou o modelo apresentado. “O que está sendo proposto não é reforma, é o fim da aposentadoria e da previdência pública, que é o maior programa de transferência de renda do país. Não vamos deixar isso acontecer.”
E falou da participação do partido. “Estamos aqui para construir uma agenda unificada e uma agenda própria que coloque a força do PCdoB neste importante momento político do país. A sociedade já começou a dar respostas. Apoiou os estudantes, a juventude, e foi para as ruas. Agora é a vez dos trabalhadores irem para o centro da cena política com nossa própria forma de fazer política, que é a greve.”, completou
A paralisação do dia 14 foi construída a partir do protesto do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, de 22 de março, dos atos do Dia dos Trabalhadores e das manifestações em defesa da educação, realizadas nos dias 15 e 30 de maio, que ficaram conhecidas como “jornada de maio” e “maio da resistência”. É uma resposta aos ataques à democracia, ao direito a aposentadoria pública e social e aos cortes nas verbas das universidades e institutos federais de educação promovidos pelo atual presidente.
Para a vice-presidente, vereadora Aladilce Souza, o momento é decisivo.  “Estamos vivendo momentos críticos, de luta de classe aguda, precisamos estar nos locais certos, nos momentos certos, porque as coisas não acontecem por acaso, espontaneamente, a partir da inércia. E o partido precisa estar preparado e se planejar para tudo.”
Presente na atividade, Aurino Pedreira, da CTB-Bahia, falou da necessidade de mobilização dos trabalhadores para garantir o sucesso da greve. “A melhor foto será com ruas vazias, sem produção, sem trabalho.”,
Entre as categorias que já confirmaram cruzar os braços estão: metalúrgicos, profissionais da construção civil; professores; bancários; trabalhadores da saúde; entre outros.
 
Confira as atividades que estão programadas para acontecer nos próximos dias:
Dia 6/6                                                                 
Seminário Reestruturação Produtiva e os Novos Desafios do Mundo do Trabalho
Local: Setre – Assembleia Legislativa da Bahia – CAB
Horário: 8h30
 
Dia 6/6
Lançamento da Frente Bahia em Defesa da Previdência Social e Pública
Local: Assembleia Legislativa da Bahia – CAB
Horário: 14h
 
Dia 7/6
Encontro Sindical Estadual do PCdoB
Local: Hotel Sol Barra – Av. Sete de Setembro, 3577 – Barra
Horário: 9h
 
Dia 8/6 
Plenária Sindical e Popular Rumo a Greve Geral
Local: Sinpojud – Rua Francisco Ferraro, 47, Nazaré
Horário: 9h
 
Do PCdoB-Salvador

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados