Notícia

Educação de Licínio de Almeida se torna referência também na pandemia

14 julho, 2020

O município de Licínio de Almeida, a 745km de Salvador, sempre foi uma referência em educação, a partir, principalmente, do excelente desempenho que tem conquistado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nos últimos anos. Nesta pandemia do novo coronavírus, as metodologias tiveram que ser reformuladas, mas, ainda assim, o município continuou a ser um modelo.
Em uma live na TV Undime, a secretária municipal de Educação, professora Karla Mychely Teles, contou que a equipe elaborou estratégias para continuar as aulas e chegar a todos os alunos, mesmo com o isolamento social. A ideia era incorporar as novas tecnologias, mas não ficar presa a elas, ao considerar que nem todas as famílias têm internet em casa.
Assim, foram elaboradas “metodologias de acordo com a identidade de cada escola, de cada turma e aluno”, como contou Karla Mychely. Os professores passaram a preparar vídeo-aulas, mas continuaram a elaborar as atividades convencionais, que são impressas e destinadas ao locais e alunos em que a internet não chega.
“Os professores levam as atividades aos alunos. Quando não há acesso à família, deixamos as atividades em comércios, onde os pais pegam. A gente tenta fazer o melhor para amenizar esse período. O que a gente quer é estar em casa, na família, mesmo em tempos de pandemia”, afirmou a secretária.
Outra estratégia encontrada pela gestão municipal para garantir a educação na pandemia foi a criação da figura do padrinho do aluno. O objetivo foi de identificar, entre as famílias sem acesso à internet ou fora delas, pessoas que pudessem disponibilizar momentaneamente aparelhos eletrônicos para as crianças estudarem, como tios, primos, amigos, por exemplo.
Com as propostas de individualização do ensino a distância, a partir de cada realidade, a Secretaria de Educação pretende concluir o ano letivo de 2020, apesar dos desafios. “Sabemos que é difícil, mas nós estamos buscando chegar em 100% dos nossos alunos”, continuou a secretária.
No ano passado, o município de Licínio de Almeida havia sido selecionado com mais dois municípios baianos para servir como fonte de pesquisa para demais redes de ensino do País. A iniciativa é realizada em âmbito nacional e todos os Tribunais de Contas participam.
A secretária Karla Mychely se tornou um grande nome da educação do estado e uma aliada do prefeito Frederico Vasconcelos, do PCdoB, que tem dado uma especial atenção a essa área. Mychely já está no cargo há nove anos, e começou o trabalho de sucesso quando o prefeito ainda era Alan Lacerda, também do PCdoB.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados