Notícia

Bancários levam a Brasília caso das aposentadorias de banebianos

17 setembro, 2015

IMG-20150917-WA0006
O presidente do PCdoB-Bahia, deputado federal Daniel Almeida, intermediou, na última quarta-feira (16/9), em Brasília, uma reunião entre lideranças da categoria bancária no estado com o ministro da Previdência, Carlos Gabas. O objetivo do encontro foi pedir a suspensão de perícias sumárias que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem feito para a Revisão de Aposentadoria por Invalidez dos ex-funcionários do extinto Banco do Estado da Bahia, o Baneb.
Desde 2014, o INSS tem convocado 251 aposentados do Baneb para novas avaliações, com a justificativa de ter recebido uma denúncia anônima “incoerente e sem provas”, segundo os dirigentes, sobre possíveis irregularidades na concessão dos benefícios. Alguns dos ex-funcionários já tiveram a aposentadoria suspensa e foram obrigados a retornar ao trabalho, mesmo inaptos – alguns com mais de 20 anos de aposentadoria e com mais de 60 anos de idade.
O pedido de suspensão das perícias foi feito pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, pelo diretor de Saúde da Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe (FEEB-BA/SE), Fernando Dantas, e reforçado por Daniel Almeida. Eles alegam que as perícias do INSS possuem poucos critérios e não levam em conta os relatórios e exames médicos apresentados pelos segurados.
Ao ministro Gabas, foi solicitada uma apuração mais minuciosa da denúncia para que injustiças não sejam cometidas. Desde o início das convocações dos desaposentados, os dirigentes bancários têm se mobilizado, através de reuniões com os gerentes executivos do INSS na Bahia, denúncias no Ministério Público Federal (MPF) e manifestações nos postos da Previdência no estado.
As lideranças bancárias apontaram, ainda, que a volta dos ex-funcionários ao trabalho que os adoeceu também tem resultado em um agravamento do quadro de saúde de muitos deles, com o surgimento doenças psicológicas. Após ouvir as queixas, o ministro se comprometeu a examinar o caso com cautela e a dar, em breve, um posicionamento sobre as medidas que serão adotadas.
“Estamos esperando a resposta do ministro, mas manteremos a mobilização dos segurados afetados para combater essa situação”, afirmou Fernando Dantas, da Federação dos Bancários.
 
Foto: Ascom/Ministério da Previdência

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados