Notícia

Fundo vai financiar 15 projetos voltados ao trabalho decente na Bahia

16 setembro, 2020

Um ato virtual realizado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), na manhã desta quarta-feira (16/09), marcou a assinatura dos termos de colaboração com entidades civis para a execução de 15 novos projetos de interesse social na Bahia. Os projetos contarão com um investimento superior a R$ 3,6 milhões para beneficiar cerca de 11 mil trabalhadores, através de ações voltadas para juventude, empregos verdes, erradicação do trabalho escravo e promoção da igualdade de gênero, raça e da pessoa com deficiência.

Presidente do Funtrad, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) Davidson Magalhães destacou a importância da iniciativa. “As ações do Funtrad vão exatamente no sentido inverso do quadro de desmonte da estrutura do mercado de trabalho que estamos acompanhando. São projetos voltados para o fortalecimento das regras trabalhistas básicas, para a valorização e reconhecimento do papel do trabalho na promoção da dignidade das pessoas”.

Os projetos serão executados em diversos municípios do estado, com atividades de capacitação de trabalhadores, assistência à empreendimentos, estímulo à economia criativa, inclusão socioprodutiva e inserção/reinserção no mundo do trabalho. “O Funtrad é um destinatário natural das indenizações decorrentes da atuação do Ministério Público do Trabalho e encontra amparo também na Justiça do Trabalho. É importante lembrar que a seleção dos projetos ocorre via edital, com ampla divulgação para garantir vasta concorrência, possibilitando que a população menos favorecida possa encontrar eco das suas vozes dentro do Fundo”, ressaltou o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro.

Entre os projetos que serão desenvolvidos está “Inclusão com Cidadania” da Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), voltado para a qualificação social e profissional de trabalhadores com deficiência e seus familiares. “O projeto terá um impacto muito grande para essas pessoas que há algum tempo não tinham oportunidade de qualificação. O Funtrad precisa ser fortalecido para que possa alcançar ainda mais trabalhadores”, afirmou a representante da instituição, Márcia Lemos.

 

Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados